Acolher e amar - Lar Dona Vera

‘’Se cada pessoa tiver um pouquinho de responsabilidade social, o nosso Brasil vai ser muito melhor.’’ 
É com esse otimismo e competência que Mônica Saturnino Tindó, de 57 anos, é voluntária como presidente do Lar Dona Vera há 9. 
Parte da Associação Caminho da Vida, o Lar tem como objetivo abrigar crianças retiradas da guarda dos pais pelo Conselho Tutelar – geralmente devido a denúncias de maus tratos e violência. Sem qualquer distinção, todas as crianças são acolhidas e permanecem aguardando reintegração à família biológica ou o direcionamento à adoção.
O Lar Dona Vera foi fundado em 1996 com o sonho de ajudar essas crianças. O nome é uma homenagem de Juçara, criadora, à sua sogra, Vera. Juçara que idealizou o projeto, mas acabou se afastando da administração por problemas de saúde e desde então isso fica sob a responsabilidade de Mônica.
O ‘’Lar’’ é formado, na verdade, por duas casas. A primeira pertence à entidade e funciona exclusivamente como berçário e a segunda, alugada desde 2010, tem a finalidade de abrigar crianças de 9 a 12 anos. A instituição é mantida à base de doações financeiras e de produtos e serviços e gera recursos também através de um bazar mensal. Parte da renda vem da verba recebida do COMTIBA - Conselho Municipal da Criança e do Adolescente. Ainda assim, Mônica afirma que a entidade costuma acumular prejuízo mês após mês.
''Procuramos estruturar essas crianças psicologicamente e fisicamente, na educação e na saúde. Muitas chegam aqui, quando bebês, muito debilitadas, com problemas respiratórios e vindas de mães viciadas em drogas. Já os maiores vêm através de denúncias e muitas vezes apresentam marcas físicas de violência. Buscamos minimizar isso. Queremos fazer o tempo que as crianças passam aqui o menos ruim da vida delas. Para algumas, inclusive, chega a ser o melhor'', conta a presidente da organização.

Veja na íntegra nossa entrevista com Mônica Tindó:

Contribua com o Lar Dona Vera entrando em contato com a Mônica através telefone (41) 3364-8979 ou e-mail lardonavera@gmail.com. O site é www.lardonavera.org.br